Salvador Domenec Felip Jacint Dalí Domenech

Salvador Dalí nasce e morre em Figueras (Catalunha), no vizinho de Espanha. Veio ao mundo no décimo primeiro dia do mês de Maio no ano de 1904. E faleceu oitenta e cinco anos mais tarde. 

Era filho de um engrandecido notário da sua cidade, Salvador Dalí i Cusí (de remota origem árabe), confortavelmente instalado na classe média, figura popular da cidade e senhor de um carácter irascível e dominador. A mãe, Felipa Domenech (cuja família de longínquas origens judaicas era oriunda de Barcelona), era uma plácida e carinhosa dona de casa, um pouco dada ao catolicismo. 

Estudou em Madrid na Academia de Belas-Artes durante cinco anos – 1921 a 1926. Durante estes anos insinuou-se num grupo de artistas e poetas da Geração de 27. Onde conheceu Federico García Lorca (poeta) e Luis Buñuel (cineasta), por quem posteriormente edificou enorme amizade. Com estes seus amigos, concebeu alguns projectos. 

Após a sua estada em Madrid ruma até Paris, já no final dos anos 20,  onde se congrega membro de um grupo de surrealismo. Entretanto, devido a sua simpatia pelos regimes de extrema-direita, teve de sair do grupo, pois Breton baniu-o.   

Salvador Dalí

~ por dalixx em 24 de Abril de 2010.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: